domingo, 14 de outubro de 2012

Maturidade Espiritual



1 Cot. 13:11- E quando eu era menino (criança), falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.

Atenção: Deus tem dado tempo para sermos maduros, responsáveis e não esbanjadores de: Cultos, da leitura bíblica, da oração e de uma vida com responsabilidade diante de Deus. O Senhor sempre nos chamará para sermos conhecedores dos perigos que nos cercam.

Maturidade- É capacidade de reter informações recebidas e querer colocá-las em prática para a construção perfeita de: Um casamento, de um namoro, da vida espiritual, do trabalho , do estudo e de tudo que nos envolve. Sabemos que biblicamente Deus tem recompensas maravilhosas para aquele que o adora.
        Se realmente desejo alcançar a maturidade espiritual; então tenho que deixar de ser menino ou criança ou desapercebida do propósito que fora chamado.
         Tudo começa através de: Informações, orientações, conselhos, ensinos, direções para que não percamos os propósitos espirituais. Ele sempre nos apascentará com palavras de organização, proteção, direção e resultados para que a nossa fé em todo o tempo seja alimentada.    
 
  1 Cot. 13:11- Bíblia de Jerusalém- Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Depois que me tornei homem, fiz desaparecer o que era próprio da criança.
Fiz desaparecer-  Vontade, consciência, maturidade, quem entende os propósitos real da vida e agem com inteligência de Deus.
Atenção: Neste texto Paulo fala do amor que é o dom supremo. E esse amor que se fez carn através de Cristo nos ensina a visão que devemor ter no caminho da maturidade espiritual em nossavida. A maturidade deixa seu estágio infantil; e é desejosa, em querer enxergar, conquistar, chegar até o fim, na visão perfeita de ver a vida e viver na maturidade da estatura de Cristo. Dentro dessa visão eu não posso mais viver pelos impulsos, emoções, sentimentos ou temperamentos humanos.
Deixo o estágio de menino, criança com suas deficiências de entendimento no todo da vida, com sua visão limitada, ou com seu comportamento infantil e imaturo e prosegue para o que Deus revela da vida.
Quantos já falaram ou já escutaram alguém dizendo assim: EU NÃO SOU MAIS MENINO (a); NÃO QUERO SER TRATADO COMO MENINO; NÃO ME CHAMEM DE CRIANÇA PORQUE NÃO SOU! 

Atenção:A natureza humana sempre desejará ser acima do que realmente é! Mas nunca assumirá o seu papel para o que realmente foi chamado. 

 ·Quer usufruir das coisas de adulto, mas não quer suas responsabilidades.
   ·      Deseja as bênçãos de Deus mas não quer se preparado pela lei do Senhor.
   ·       Reivindica seus direitos, mas não vivem os preceitos de Deus.
   ·      Estão cheios de argumentos humanos mais com poucas verdades de Deus. 
  * Nunca esqueçamos que o menino será chamado para a maturidade, o fortalecimento, o crescimento, a legitimidade de uma postura de excelência para a vida espiritual e social.
Iremos ver algumas diferenças entre o menino e o adulto ou o maduro e o infantil. (Quando diz no texto: desisti das coisas próprias de menino ou fiz desaparecer o que era própria da criança)

Menino- É facilmente enganado; pois deseja ter, o que não busca ser. ( não buscou conselhos, ajuda, paralisou nos seus pensamentos ).
Ex: Jeremias 14:14- Disse-me o Senhor: Os profetas profetizam mentiras em meu nome,nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, adivinhação, vaidade, e o engano do seu íntimo são o que eles vos profetizam. 
    ·       O menino fica maravilhado com o mover de Deus mas não busca conhecer os objetivos desse mover pelo caráter de Cristo. Se apegam tanto a isso, que só se interessam com esse derramar. É por isso que muitos são levados pelos: Revelamentos, pelas visagens, pelas profetadas e pelas pregações que os encantam através da prosperidade sem responsabilidade. (são confundidos).
  ·  E não vou muito longe, são ludibriados com discursos, com aparência de verdade e chegam até comparar e duvidar  o que recebem de suas igrejas. Ficam inquietos,sofrem porque não buscam o conhecimento bíblico e o crescimento que os espera.
    ·  E Quando não querem o crescimento....é pra acabar de vez com a fé.
O maduro : Buscou conhecer os enganos, abriu mão de pensamentos de menino em frente a palavra, traçou seu caminho na verdade, se deixou moldar, desejou ser transformado, para verdadeiramente parecer com seu Senhor.
Mateus 24:4- E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane...
    ·     Exercitou-se a conhecer as dicas, as orientações, a visão do seu mestre.
    ·   Não se impressiona com qualquer palavra mas sim aquelas que são cheias da pureza devidas a Cristo.
   ·  Ama a palavra, pois sabe que através dela, terá o caráter genuíno de Deus. 
    ·    Aplica em si os ensinos de Jesus, mesmo que doa, pois sabe o galardão de Deus que o espera. Não fica muito tempo sem as orientações certas; em tempo de lutas vai para o pó pois deseja compreender o que está acontecendo com sua vida.  Ap rende a confiar e em tempos de alegria o agradece pelo seu poder e o ama mais e mais.

O Maduro não aceita: Conselhos, orientações e nem direções humanas nenhuma se não estiver cheias da glória de Deus. Tem erros, se equivoca, mas tem como cultura as orientações bíblicas, porque aprendeu o caminho da maturidade.
    · Se não nos analisar é porque não estamos preocupados se  estamos vivendo a palavra de Deus ou não. Se não estivermos comparando nossas atitudes com a legislação divina é porque Cristo deixou de ser o nosso mentor, o nosso guia e mestre, o dono absoluto de nossas vidas.

Menino- Deixa de crescer no decorrer do tempo. 
Provérbios 1:5- Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade.
       ·  O menino não quer se exercitar no escutar: A doutrina, os cultos que trazem vida, um pouco aqui, um pouco ali, e a disciplina de conhecer a bíblia a cada manhã. Não deseja crescer em prudência; quanto mais adquirir habilidade e querem funções, querem a honra, e ficam triste com a liderança ou com autoridades constituídas sobre si. 
   · O menino começa a desconcentrar-se em sua caminhada. Começa a se atolar de coisas;começa a brincar com sua vida espiritual e acaba acompanhando o ritmo deste mundo. Este mundo foi e está sendo desenvolvido propositalmente para afastar-te do teu Deus.
   ·  O menino se enfada da tantos conselhos, de chamadas de atenção e vai procurar o mundo para o entender...é pra acabar! E não enxerga que Deus deseja honrá-lo. E o que é mas triste; não gostam de serem tratados com crianças mas são crianças espirituais. Mas Deus nesta noite nos chama para termos a visão perfeita da vida e de seu Reino.
Maduro: Entende que sua vida será até o arrebatamento um aprendizado constante das suas fraquezas.
     * Sabe que não é perfeito mas entende que Deus tem um crescimento de vida para todos que desejarem.
   *  Procura compreender a sua vida a luz da palavra de Deus e não na voz de seres humanos, destituídos de autoridade divina.
   * Ele não se cansa dos conselhos de Deus.
   *  O crescimento faz parte do acordo, da Aliança com seu Senhor, pela libertação do Egíto ou dos costumes desta terra.
  * Ele sente necessidade de escutar, escutar e escutar o sábio e adquirir habilidade para que o seu serviço alcance almas para Jesus.
  *É apaixonante ver Cristo vivido na vida de uma pessoa, é gratificante quando deixamos as coisas de menino e sentimos dentro de nós uma paz que rejuvenesce todo o nosso ser.

Menino- Não separa o vil do precioso e acaba perdendo as bênçãos de Deus.
Jeremias 15:19- Portanto, assim diz o Senhor: Se tu te arrependeres, eu te farei voltar e estarás diante de mim; se apartares o precioso do vil, serás a minha boca; e eles se tornarão a ti, mas tu não passarás para o lado deles.
N.T.L.H- O Senhor respondeu: - Se você voltar, eu o receberei de volta, e você será meu servo novo. Se você disser coisas que se aproveitem e não palavras inúteis, você será de novo meu profeta. O povo voltará para você, mas você não deve voltar para eles.

Atenção: O diabo sabe que a única coisa que o destrói,é o poder do conhecimento vívido, que nos faz separar o vil (o engano de vida,ou sofisma) do precioso (das palavras libertadoras do Rei Jesus Cristo).

Atenção: Existem muitos enfraquecidos dentro da casa de Deus, por não separarem o vil do precioso, por permitirem que sofismas, enganos norteiem suas vidas: Sua força está sendo sugada, sua oração enfraquecendo, sua vida sendo roubada, sua fé sumindo, e o tempo está sendo tomado por completo por seus interesses. Os sonhos de Deus já foram substituídos por seus sonhos, não há mais metas, buscas, objetivos espirituais, servir ou serviços para o bem do corpo a gratidão a Deus morreu.

Obs*- O profeta Jeremias recebeu de Deus a incumbência de proclamar uma severa mensagem de julgamento. A oposição que recebeu do povo foi muito forte a tal ponto de sentir o peso do seu chamado. E todas as vezes que corria para Deus, Deus tinha uma palavra de desafio a Jeremias, Deus não permitia que seu profeta abaixasse para o nível de um engano ou sofisma.  Cada queixa (lamento, ou não entendimento pela fragilidade humana) de Jeremias vinha uma palavra de justiça, de elevação de mente, de concerto de rota e o profeta recebia. 
Deus quebra em Jeremias qualquer visão de engano. Se arrepender ( da visão errada, do peso de sofrimento sem a visão do propósito de crescer, da pena se si mesmo como se estivesse abandonado na luta ). E se Jeremias aceitasse a visão divina, ele seria  porta-voz do Senhor, como era para ser.

Atenção: Jeremias 15:19-... se apartares o precioso do vil ( se você disser palavras de valor, e não indignas ), serás a minha boca; e eles se tornarão a ti, mas tu não passarás para o lado deles.

     *    O menino faz da sua luta a destruição da sua fé.
   * Ele se pega lutando sempre com Deus, com o precioso e não procurando entender o vil; o pecado, o comportamento, o engano dos seus pensamentos para que sua vida melhore diante Dele.
    *   Se preocupa mais em fazer o que gosta do que aprender o que o Senhor ensina diariamente.

Vil- É tudo que se refere: Ao Pecado, a desobediência, a negligência, as obras da carne, os pensamentos sem a visão divina, movimentação da vida sem esperar resposta do dono da vida, temperamentos não mudados, visão errada do reino de Deus, comportamentos que não glorificam a Deus com seu cônjuge, irmão, família, com servo na casa de Deus, como liderado , como líder e principalmente com Deus. Pague a Deus o que deves. Isso é santidade!

Precioso- É a glória de Deus em nós, a adoração devida, a obediência a palavra, o servir dos dons para a glória de Deus, o fruto do espírito, o amor, o perdão, o respeito, o apego a Ele de fato e de verdade.

O maduro: Corrige a rota e aprende a separar o vil do precioso.  

    * O crescimento é para os que verdadeiramente querem entrar no Reino de Deus.
     * Ele não aceita o mal governando sua vida.
     * Ele sabe o valor de Deus e busca dá esse valor como resposta de gratidão.
   * Vive sua palavra mesmo com danos: Emocionais, materiais, conjugais, em todas as áreas da vida.  
     * Discerne o deserto como purificação da alma.
   *  Enxerga os: Erros, os tropeços, os pecados, dos outros , olhando para si, pois sabe que é passivo disso, exercitando um coração de misericórdia.
   * Busca melhorar sempre, mesmo quando os olhos humanos não reconhecem, mas os olhos ungidos dos filhos reconhecerão no devido tempo.
    * Não paga o mal com mal porque não é vil mas é precioso.
    * Busca não desperdiçar os ensinamentos de Deus em sua casa.
    * Sabe que do mundo foi arrancado e não tem vontade de voltar a ser pobre novamente.

Atenção: Que Deus nos abençoe sempre no caminho e na firmeza da maturidade para alcançarmos a estatura de Cristo.


        MARANATA! ORA VEM SENHOR JESUS.