quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O reino de Deus vivido traz mudanças.


        A visão exata do seu Reino sempre nos conduzirá em vitória sobre a vida.
Hebreus- 12:28- Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e temor
Primeiramente é muito importânte observar o que diz o texto acima sobre um Reino Inabalável.
Ele é composto por: Uma legislação que não se corrompe e por isso é inabalável, uma administração dirigida pela graça do Senhorio de Cristo que veio para salvar o homem, e um serviço de obediência que gera paz, reverência e temor.
O reino de Deus é a intervenção de Cristo na terra contra o domínio escravisador de Satanás sobre os homens.
Esse Reino não é de: Incertezas, receios, de interesses egoístas, de achar se vai dar certo ou não, enfim....Veremos um Reino, que o seu Rei, faz de tudo para ver seus súditos cheios da sua glória inabalável. Pois nunca esqueçamos que Ele é O REI DOS REIS! ( Apocalipse 19:16 ).

ATENÇÃO: Neste reino existe coerência, raciocínio, planejamento, amor, poder, estratégias para destruir as ciladas do diabo nas vidas de quem aceita a legislação de Cristo. Ele deseja que o homem aprenda e queira a transformação e o fortalecimento dia a dia; através das situações que embora nos façam chorar hoje, estruturam nossas almas para assumirem a glória do amanhã. Esse reino para ser absoluto dentro de nós, tem que seu obedecido e em obediência trazemos a legislação do céu nos caminhos da terra. Somente assim provaremos o melhor desta terra e venceremos como Cristo venceu.
Esse capítulo fala das duas alianças: Lei e Graça na visão do Sinai (Intocável, causava terror com sinais tremendo para o povo todo ) e Sião ( as fortalezas de Jerusalém, a Cidade do Deus Vivo, a Jerusalém Celestial, a universal assembleia e a igreja dos primogênitos que estão arrolados nos céus).
Mas neste texto iremos abordar a prática deste Reino Inabalável em três personagens bíblico.
                            Um Reino Inabalável
Em Mateus 6:10 – Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu.
OBS* O reino tem uma palavra de comando: Faça-se sua vontade, ou se seja, a visão Dele é tão perfeita e única que vivida nada pode ser destruído.
A uma vontade de Deus para as nossas vidas. Ele deseja é que o aceitamos para vivermos o melhor desta terra em todas as áreas de nossas vidas! Veremos isso na vida da Samaritana, de Jacó e de Noé.               
Primeira área ( Emocional ) - CRISTO ENTRA NA VIDA EMOCIONAL DA SAMARITANA E ELEVA PARA O NÍVEL DA SUA VISÃO DE CONQUISTAS. A SAMARITANA  É IMEDIATAMENTE LIBERTA DE SUA CARÊNCIA EMOCIONAL E SOCIAL.
O Diálogo de Cristo com a Samaritana é simplesmente profundo e apaixonante.
João 4:17Ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe ( contestou, trouxe a verdade na narrativa da Samaritana ) Jesus.: Bem disseste, não tenho marido; porque 5 maridos  já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. 
Cristo deixa Judéia e vai a Galiléia. E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria (Ele foi só para atender o coração da Samaritana e andou muito). 
Chegando a Sicar, perto das terras de Jacó, estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viajem (Como ele entende o ser humano como ninguém pois se fez um) assentara-se Jesus junto á fonte, por volta da hora sexta ou meio-dia. Ele estava esperando a samaritana para o grande culto de sua vida. 
Nisto, veio à mulher samaritana tirar água. Disse Jesus: Dá-me de beber (Me dê a única coisa que quero de você, você tem algo para me dar, então me dê a sua obediência mulher...). 
Ela responde: Como sendo tu judeu pedes a mim que sou samaritana? Cristo responde com a visão do reino: Se conheceras (se acreditares), no dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água da vida.
·  Samaritana responde com a visão desta terra: Senhor, tu não tens com que tirar e o poço é fundo; onde pois, tens a água viva? Senhor tu não consegues fazer isso, senhor eu não acredito que tu podes, esse poço da minha vida é fundo demais!E Muitas vezes agimos assim sem fé.
·   Visão do Reino: Quem beber desta água tornará a ter sede ( Enquanto viveres nessa dimensão humana sempre terás sede ou ficarás seca de vitórias ). Aquele, porém que beber, da água que eu lhe der NUNCA MAIS TERÀ SEDE; PELO CONTRÁRIO, A ÁGUA QUE EU LHE DER SERÁ NELE UMA FONTE A JORRAR PARA A VIDA ETERNA (pois será saciado, verás resultados)  E SACIARÁ A MUITOS. Romanos 5:5 – A esperança não confundi, por o amor de Deus é derramado em nossos coração pelo Espírito Santo, que nos foi ortogado.
·       A SAMARITANA COMEÇA A ENTRAR NA VISÃO DO REINO: Senhor dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la (Quero resolver logo esse meu problema de necessidade básica, ME DÁ ESSA ÁGUA MIRACULOSA).
·    Visão do reino – VAI, CHAMA TEU MARIDO E VEM CÁ ( Cristo entra com o verdadeiro objetivo de saciar a sede existêncial da quela mulher )
·   Visão terrena: João 4:17Ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus, contestou, deixo trazer a verdade para essa narrativa: Bem disseste, não tenho marido; porque cinco já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
  * Deus estancou na samaritana a dependência de uma pessoa para ser feliz. Cristo a libertou da prostituição na sociedade daquela mulher. Resolveu suas necessidades como: De querer a todo o custo ser amada,  dependência de um homem, preocupação com o futuro, insegurança, necessidade do sexo, desestrutura familiar, vergonha de seu estado e distanciamento de Deus.
ATENÇÃO: Jesus a fez enfrentar a própria realidade de sua vida e ser autora da sua história. Ela precisava muito mais que uma água miraculosa. Ela precisa da água da regeneração, da transformação, a visão equilibrada de se viver a vida. O reconhecer seus pecados, seus erros e desejar mudanças.
·  Jesus revelou seu objetivo com a raça humana e a samaritana devolveu em reconhecimento, obediência, confiança e gratidão.                         
ATENÇÃO: A SAMARITANA DEIXOU: SUA FORMA DE AMAR ERRADA, SEU JEITO, SUA CULTURA E TROCOU IMEDITAMENTE PELA DE DEUS. 
· Essa é umas das áreas delicadas de nossas vidas: Jovens, solteiros, separados, viúvas ou viúvos. O reino Dele nos conduz para o nível de relacionamento seguro em valores e não a relacionamento instável e prejudicial. Espera Nele, pois Ele já tem alguém para você, segundo o seu coração. ALELUIA!
                                                
Segunda área (Financeira)-Trabalho, negócio ou comércio.


Em Gênesis cap. 29-30- Vemos os acordos afetivos, financeiros ou comerciais enganosos que Labão fez com Jacó.
Labão- Neto de Naor, irmão de Rebeca, pai de Léia e de Raquel. Labão residia na cidade de Harã, em Padã-Arã, uma área da Mesopotâmia.
Jacó: Aparece naquela região, fugitivo da ira de Esaú, que foi enganado por Jacó a vender seu direito da primogenitura.
Isaque: Pai de Jacó o enviou aquela região para morar e se casar com uma das filhas de Labão, irmão de sua mãe. Em Gênesi 28:3-Isaque fala a Jacó; Que Deus Todo – Poderoso te abençoe, e te faça fecundo, e te multiplique para que venhas a ser uma multidão de povos.
ATENÇÃO: Em Gênesis 30:43- E o homem se tornou mais e mais rico; teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos, e jumentos.
Labão como empregador, enganava todo o tempo a Jacó. Mas Jacó permaneceu fiel e aprendeu os ensinos que Deus o fez passar. Jacó confiou nas bênçãos liberadas por Deus através do patriarca Isaque e voltou a sua terra com os feixes que semeou andando, trabalhando e chorando. Os feixes da prosperidade conquistado através da obediência. Aleluia!         
Atenção : Empreendedores, autônomos, funcionários, Deus é fiel! Confie Nele, o adore, que Ele te dará estratégias tremendas para venceres o que tenta reter teus direitos nesta terra.
                      
     Terceira área ( Família ).
Gênesis 7:1 – Disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração.
Arca simboliza: Proteção, salvação de algo, segurança, fundamento de uma realidade que era o dilúvio e ninguém escapa se não seguir as orientações de Deus, orientações salvívicas, conduzir uma família para uma terra segura as montanhas de Ararate ou a nova Jerusalém que nos espera.
Princípios do Reino: Que visa exercitar pessoas fortes, destemidas e ousadas quanto a confiar nesse reino.
Nóe obedeceu, confiou no Reino Inabalável no dilúvio. ( Ele foi justo diante de Deus).
· Deus tem um projeto de Reino com a família que é amá-lo acima de todas as coisas.
· Um dos fatores que o homem natural não entende, e não quer acordo com as igrejas, é que ela educa com os valores do céu e não da terra. Não falo de doutrinas erradas mas falo das orientações bíblicas vividas.
·  A igreja do Senhor trabalha comportamentos que são prejudiciais a outros como: Se zelarmos por nossa casa zelaremos pela igreja e pelos bens de outros, se educarmos nossas crianças elas respeitaram pessoas, se amamos de fato o nosso cônjuge(a) o protegeremos, honrar aos pais, honrar a sociedade composta por famílias, tudo isso é comportamento ensinado a luz da bíblia.
·  Pela fidelidade de Noé, é por sua família obedecer as orientações do Reino, todos entraram na arca.
·  Cam filho de Noé enquanto obedecia entrou na arca mas depois recebeu a maldição, pois viu a nudez de seu pai. Noé fez a sua parte, que possamos fazer a nossa parte, para que Deus não venha cobrar de nós a direção da nossa família em detrimento do Reino de Deus. MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS!

Um comentário:

  1. Muito boa a reflexão mana...q o Senhor te abençoe ricamante cada dia a mais...te amo Missionária!

    ResponderExcluir